
Publicado em: 27/03/2023
Edinaldo Pereira dos Santos, empreendedor, começou o cultivo no final do ano passado, esta partindo para as pesquisas e acredita que o mercado veterinário será um grande negócio para o setor.
Salto, no Uruguai, é uma cidadezinha no noroeste do país vizinho, na fronteira com a Argentina, que tem avançado como polo de produção de cannabis medicinal por causa do clima e da localização geográfica. Além de ser tradicional no cultivo da erva. No dia 2 de janeiro deste ano, a cidade completou 222 anos da primeira autorização para o plantio de cannabis.
Foi na localidade de Colonia Garibaldi, em Salto, à beira da Ruta 3, que o brasileiro Edinaldo Pereira dos Santos, 45 anos, arrendou 127 hectares de terras em 2021. A propriedade tem plantações de frutas, como mirtilo e pêssego, e oliveiras, na maior parte de sua área, mas que ele começou, também, a produção de cannabis medicinal em dois hectares. No entanto, em vez de produzir a erva para medicamento humano, Santos quer produzir cannabis para uso veterinário.
“A cannabis é uma planta que gosta de sol e em Salto, no verão a média é de 12 a 14 horas, com picos de até 16 horas de sol”. Como o ciclo da erva leva três meses, ele já começou a colher em estufas controladas, para a produção de CBD, o canabidiol, e em área aberta o cânhamo industrial. Em 2022, ele colheu 4.700 kg de flores para o processamento de extração dos princípios ativos, que é terceirizado. “A princípio, estou produzindo para os estudos porque acredito que o uso veterinário é possível, principalmente na criação de aves e suínos.”
Veja materia completa no site da FORBES Brasil:https://forbes.com.br/forbesagro/2023/02/brasileiro-que-produz-cannabis-no-uruguai-quer-seu-uso-em-aves-e-suinos/